segunda-feira, 18 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 7ª jornada (última)

Mesa 8. Rafael Luís Silva [1151] 0-1 Hugo Soares [1574]




E assim chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Distrital Individual do Porto. Na última ronda, calhou-me defrontar o único jogador apenas com derrotas neste torneio, e então a vitória era obrigatória.

Assim, e partindo do jogo que o meu adversário já tinha feito com Francisco, joguei a variante Dragão Acelerado da Defesa Siciliana e sai-me melhor. Ao lance 10 já poderia ter ganho um peão, mas muito sinceramente não consigo encontrar explicação por não ter tomado, apenas desconcentração momentânea porque ao lance 13 já tinha ganho outro peão. O jogo prosseguiu sem o meu adversário ter dado nenhum peça, até ao 23º lance em que vou ganhar uma Torre, e uns lances depois um Cavalo. Este é um adversário que leva o jogo até ao mate, então a partir do lance 31 eu tinha Bispo e Torre (mais peões) apenas contra peões do meu adversário, e foi só avançar o peão de a7 até promover e dar o mate.

Finalizando o torneio, fico assim com 3.5 pontos em 7 possíveis, classificado em 11º num grupo de jogadores com 3.5 pontos que vai até ao 7º lugar, que era o meu lugar inicial. Assim, volta à memória o ponto perdido na 5ª ronda frente a Rogério Oliveira, que com 4.5 pontos (se concretizasse na mesmas as duas vitórias finais) dava direito a aspirar ao pódio.

A surpresa, veio da mesa 2 onde Miguel Ferreira conseguiu um empate frente ao MN António Silva, num final em que tinha apenas Cavalo contra Bispo e 2 peões, mas numa posição completamente empatada. Assim, este empate desfez a possibilidade de ocorrer um match de desempate entre os dois primeiros, e fez com que o MF Jorge Ferreira se sagra-se Bi-Campeão Distrital, com MN António Silva logo meio ponto atrás, e com o meu colega de clube Francisco Assunção na 3ª posição, com melhor desempate do que Mário Massena.

A actividade xadrezística parece que vai entrar agora numa fase de paragem, onde apenas alguns torneios de rápidas / semi-rápidas que se venham a realizar podem vir a animar esta fase. A realçar ainda, um torneio inédito organizado pelo Pontex, para combater a fraca aderência dos jogadores esta época, um torneio on-line que se irá realizar na próxima quarta-feira à noite. Podem saber mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário