sábado, 2 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 1ª jornada

Mesa 7. Hugo Soares [1574] 1-0 Gustavo Oliveira [1367]




E a final do Distrital Individual 2011 já arrancou! Na altura de se iniciar este torneio, apenas um dos jogadores apurados não compareceu, Fernando Nunes, tendo sido substituído pelo seu colega de clube Rogério Oliveira. Assim, subi uma posição da original e comecei o torneio como 7º do ranking geral.

A minha primeira partida, frente ao Vice-Campeão Distrital de Sub-12 Gustavo Oliveira, não se adivinhava muito complicada, mas na realidade passei por alguns sobressaltos.

Numa partida em que tive sempre a iniciativa de jogo, tentei cedo pressionar o meu adversário, para tentar ganhar um peão central, que não se veio a concretizar com as pretas a defenderem-se bem. No entanto, decidi "complicar" a partida, e principalmente a meu favor, com 19.Cc7, numa tentativa de encostar as Torres pretas na última fila, e tentar ganhar a qualidade, mas o tiro saiu-me ao lado e vi-me numa situação prestes a perder uma peça, tendo conseguido sair dessa situação sacrificando um peão. Após análise, vi que tive um grande erro nessa situação, quando 24.Cxd5 ganhava uma peça, mas foi numa altura que psicologicamente já estava afectado com a perspectiva de perder uma peça. Recompus-me mentalmente, e eventualmente consegui recuperar o peão que tinha de desvantagem, e a partir daí juntou-se algumas jogadas não muito bem pensadas do meu adversário a jogadas minhas sem qualquer erro, conseguindo ganhar uma vantagem séria na partida, e entrando num final com um Bispo e um peão de vantagem.

Quanto aos restantes resultados, todos os que tinham terminado na altura em que saí do recinto de jogo, acabaram conforme as perspectivas, exceptuando dois. No primeiro, Mário Massena venceu o favorito Álvaro Brandão após falta de comparência deste, e em segundo foi José Cachorreiro que se encontrava em apuros frente a Emanuel Sousa, tendo depois equilibrado a partida que nessa altura estava com duas Torres para Cachorreiro e uma Dama para Emanuel, mais peões.

A 2ª jornada deste torneio, realizar-se-à na próxima segunda feira. Entretanto, vou amanhã de manhã à Vila das Aves jogar pelo AC Alfenense I, no Distrital por Equipas de Rápidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário