quinta-feira, 7 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 3ª jornada

Mesa 4. Hugo Soares [1574] 1/2 - 1/2Carlos Ribeiro [1483]




Acabou à poucas horas a 3ª ronda da Final do Distrital Individual. Prometia ser uma ronda interessante, com embates imprevisíveis, e os resultados vieram a confirmar esse facto, com 4 empates em 8 jogos.

Quanto a mim, defrontei pela 2ª vez Carlos Ribeiro (a primeira foi numa ronda da Taça AXP salvo erro), mas desta vez de Brancas. Carlos Ribeiro vinha de uma série de 2 empates consecutivos, e esta partida acabou por confirmar a tendência dos resultados do jogador do NXST, acabando em mais um empate. Se ainda não venceu nenhum jogo, Carlos pode no entanto regozijar-se por ser um dos 5 jogadores do torneio ainda sem derrotas (Jorge Ferreira, António Silva, Mário Massena e Miguel Ferreira).

Relativamente à partida, foi uma partida algo calma sem grandes situações de preocupação para cada lado (o Chessmaster indica 0.00 de erros para cada lado). As pretas optaram pela Defesa Eslava, Variante Aceite, pelo que respondi com a variante Alapine, a4. Parecia que iria haver alguma acção no centro do tabuleiro, mas ambos Bispos e Cavalos foram imediatamente trocados. Por essa altura sentia que o jogo tanto podia tender para um lado como para o outro, se bem que eu era o jogador mais activo, com 3 peões já na 4ª fila e mais 1 na 5ª fila, enquanto as pretas tinham alguns peões na 7ª fila e outros na 6ª. Foi no lance 28 que demorei mais tempo a decidir-me, com 28.g3 (que era o lance pedido pelo computador), já que as Pretas ameaçavam formar o canhão de Alekhine e jogar e5, mas eu ao jogar Re1 ou Re2 iria dar a oportunidade das Pretas atacarem com Dg5. Após o lance 33, as Damas tinha sido trocadas, e eu tinha 3 ilhas de 2 peões cada enquanto as Pretas tinham 2 ilhas de 3 peões cada. Ainda assim, o equilíbrio predominava, e fiz com que o meu adversário trocasse uma das Torres, para pouco depois acertarmos o empate. 

Quanto às outras partidas, a partida mais emocionante acabou num empate com António Silva a sacrificar Bispo e Torre para conseguir xeque perpétuo frente a Jorge Ferreira, com ambos já em claros apuros de tempo. A surpresa da jornada veio da mesa 6, com Emanuel Sousa a vencer o mais cotado Fernando Azevedo. O meu colega de clube Francisco Assunção, após um belo sacrifício de Cavalo, não conseguiu promover o seu peão, e Rogério Oliveira com uma série de xeques consecutivos conseguiu levar a partida para empate.

A 4ª ronda joga-se na sexta-feira, onde eu deverei defrontar, mais uma vez, Francisco Assunção, tornando-se um hábito nos torneios que jogamos juntos (5º e 6º A Arte da Guerra, Final Distrital Individual 2010, outros torneios de rápidas/semi-rápidas).



2 comentários:

  1. Jogaste com o Carlos Ribeiro para a 3ª divisão do ano passado, lembra-te que nessa época fomos eliminados na 2º ronda da taça mas com a equipa b. Gostei do pormenor "ilhas de peões", que quase aposto foi retirado da secção de finais da academia do Josh Waitzkin do Chessmaster :P
    Realmente o meu sacrifício de cavalo, foi tal como o Rxd6 da última ronda, psicologicamente forte, mas apenas psicologicamente como podes ver na minha análise.
    O máximo que te posso desejar para sexta é q seja um bom jogo.

    ResponderEliminar
  2. Foi isso mesmo, num jogo que empatamos 2-2 certo?
    Relativamente à "ilha de peões" foi mesmo aí que vi ;)

    Espero que contra mim também só tenhas sacrifícios fortes psicologicamente xD

    Mas boa sorte para ti também, e que seja claro um bom jogo

    ResponderEliminar