2ª ronda: Hugo Soares 0-1 MF Jorge Ferreira |
Decorreu hoje, da parte da tarde, o Distrital de Semi-Rápidas, na Junta de Freguesia da Vila das Aves, mesmo local onde já tinham decorrido os Distritais de Rápidas no fim de semana anterior.
Antes de mais, de realçar negativamente a participação de apenas 29 jogadores, ao contrário dos 86 inscritos da época passada, reduzindo o número de rondas para apenas 7. Mas vamos aos jogos.
1ª ronda: Tiago Paulo Lopes 0-1 Hugo Soares
Numa Caro-Kann, desde cedo ganhei um peão central importante, como demonstrado acima, e a partir desse momento controlei a partida. O meu cavalo de d4 foi fundamental, e a certa altura uma distracção das Brancas ao deixarem a casa de c2 desprotegida, e com as suas Torres em a1 e e1 deram a possibilidade de duplo com Cavalo, ganhando a qualidade. O resto da partida foi simples.
2ª ronda: Hugo Soares 0-1 MF Jorge Ferreira
Logo à 2ª ronda já estava na 1ª mesa a defrontar o futuro vencedor da competição. Saí da abertura com um peão a menos, e a defrontar um Mestre Fide seria difícil recuperar. Cheguei a estar perdido por dois peões, recuperei um peão mas cheguei a um final impossível de segurar.
3ª ronda: José Pintor 1/2-1/2 Hugo Soares
No final desta partida o meu colega de clube disse que para mim este empate era uma derrota, e não podia estar mais certo. A ganhar desde cedo por dois peões, Zé recuperou muito bem um desses peões, mas a partir daí a ajuda foi toda minha já que lhe ofereci de bandeja um peão, para de seguida já estar eu em desvantagem e numa situação quase crítica. Entramos no final com Torre da minha parte contra Torre e Peão das Brancas, mas estas não souberam aproveitar esta vantagem, e mais tarde recuperei o peão perdido, trocando as Torres para obter o empate.
4ª ronda: Hugo Soares 1-0 António Pintor
No inicio da partida, o "treinador" disse-me para eu não me preocupar porque mais cedo ou mais tarde ia dar uma peça (a referência ao jogo anterior dele frente ao "Tó") e a verdade é que se falhou porque deu duas peças e não uma. Numa variante jogada no aquecimento para este Torneio, Pintor voltou a ceder-me o centro do tabuleiro e fazer um erro ao deixar-se ser atacado duplamente por um peão. A seguir aos lances demonstrados em cima, pouco se passou, ainda tendo dado tempo para trocar o meu Bispo por uma Torre.
5ª ronda: Diana Sofia Nogueira 0-1 Hugo Soares
Um jogo que gostei particularmente de jogar. No início a minha posição não era a mais favorável, pois as Brancas controlavam o centro com os seus dois peões centrais, mas fui desenvolvendo lentamente à espera do meu "momento". Esse momento chegou quando na altura do diagrama de cima, que ataco Dama e Torre com o meu Bispo. As Brancas, no entanto fixam um ataque rápido ao meu roque, que acaba por não resultar e com as Brancas a perderem por uma peça acabam por desistir.
6ª ronda: Hugo Soares 0-1 Eduardo Santos
A minha pior partida neste torneio. A partir de uma altura, concretamente ao lance 16 parto a minha cadeia de peões por completo, e as Pretas vão ganhando peão atrás de peão. Após as Damas e Torres terem sido trocadas, foi fácil para o meu adversário vencer a partida.
7ª ronda: Nelson Coelho 0-1 Hugo Soares
Partida que se tornou fácil até o meu adversário ter desnecessariamente oferecido um Cavalo. A partir daí, foi gerir a partida e ganhando mais vantagem, até o meu adversário ter acabado por desistir.
Conclui a prova com 4.5 pontos, em 7 possíveis, na 7ª posição, uma posição acima da inicial. Tinha vindo de um dia mau, e sábado acabei por voltar a realizar bons jogos, sendo que o da 3ª ronda frente a Zé foi aquele que ficou aqui mesmo na garganta :p
Amanhã estarei de volta à Vila das Aves, para o Distrital de Semi-Rápidas por Equipas, com uma equipa algo desfalcada devido à ausência da família Pintor.
Sem comentários:
Enviar um comentário