sábado, 2 de julho de 2011

Distrital por Equipas de Rápidas (Actualização)

Jogou-se hoje de manhã o Distrital por Equipas de Rápidas 2011, na Junta de Freguesia da Vila das Aves. Devido à pouca afluência em termos de equipas (estavam 9 presentes: GD Dias Ferreira, GX Porto, AX Gaia, Profigaia, NX Santo Tirso, Pontex A e B, Alfenense A e B), o torneio realizou-se no formato de todos contra todos, com 8 rondas, e uma equipa a descansar alternadamente em cada ronda.

Eu fiz parte da equipa A do Alfenense, que derrotou o Alfenense B, Pontex A e B, e empatou com o NX Santo Tirso, tendo perdido contra as restantes. Quanto aos meus resultados individuais, venci Nelson Coelho (Pontex B), Júlio Silva (Pontex A), Tiago Pereira (Alfenense B) e Luís Dias (NX Santo Tirso).

1ª ronda: Pontex A 0-4 Alfenense A

Defrontei o Júlio Silva nesta partida, e este jovem jogador tem sempre vindo a subir a cada vez que me defronta. No entanto, ainda não foi desta que me levou de vencida, e o nosso resultado pessoal já leva 3 vitórias para o meu lado.
Ganhei a partida por tempo, quando tinha um peão de vantagem e a minha vantagem posicional preparava-se para se concretizar.

2ª ronda: Alfenense A 0-4 Profigaia

Joguei de pretas nesta partida, frente à abertura Inglesa, e até me fui safando bastante bem levando a que o meu adversário tivesse que sacrificar a qualidade para ter alguma iniciativa. No entanto, uma grande demora da minha parte ao longo do jogo levou a que no final, já sem tempo nenhum jogasse bastante rápido, quando sentia que tinha uma vantagem que com mais algum tempo conseguia segurar.

3ª ronda: Alfenense B 0-4 Alfenense A


Tal como Júlio Silva, Tiago Pereira contra mim tem vindo a criar algumas inesperadas dificuldades, e talvez por alguma descompressão inicial vi-me com um peão a menos logo na abertura. No entanto, o jogo lá voltou à normalidade e após dois erros consecutivos de Tiago, ganhei-lhe a Torre e Dama

4ª ronda: Alfenense A 1-3 GX Porto


Depois de me ter saído mal com a Caro-Kann frente a Mário Massena num torneio anterior, optei por voltar a jogar e5 desta vez, e entramos numa Espanhola. No entanto, e após ter ganho uma ligeira vantagem, troquei o meu Bispo em e5 e aí voltei a ficar em desvantagem. Após alguns erros da minha parte acabei por levar mate.

5ª ronda: AX Gaia 3-1 Alfenense A


Um dos jogos mais curtos da minha carreira, ao perder de forma amadora, e ainda na abertura com lance ilegal. A explicação e o lance podem vê-los acima.

6ª ronda: Alfenense A 3-1 Pontex B


A minha única Caro-Kann neste torneio, e com uma vitória. A partida manteve-se algo equilibrada até ao final do diagrama acima. Depois, trocamos as Damas e consegui penetrar a 2ª fila com uma das minhas Torres, e comecei a limpar os Peões até o meu adversário perder por tempo.

7ª ronda: NX Santo Tirso 2-2 Alfenense A


Este jogo começou por ser bem mais fácil do que esperaria, quando o meu adversário de repente me oferece um Cavalo ao 6º lance. Passados mais uns lances, ganhei mais um Bispo e tinha já uma vantagem confortável de duas peças. No entanto as Pretas ainda conseguiram recuperar uma peça, e vi-me num final difícil por me ter posto em apuros de tempo, mas ainda assim e em apenas 10 segundos consegui levar um peão de h2 até h8 para promove-lo e depois dar mate com Torre em g2 e Dama em h1.

8ª ronda: Alfenense A 1-3 GD Dias Ferreira

No último jogo, tive o meu jogo teoricamente mais complicado contra António Caramez. Defendi-me razoavelmente bem, mas comecei a ficar com as peças demasiado presas, e estava bastante dependente do que as Brancas faziam, acabando por o meu adversário ter tempo para planear um bom ataque ao meu Rei ao qual não conseguiria resistir, acabando antes disso o meu tempo.

A classificação final foi um 5º lugar, a mesma posição da época anterior, que tendo em conta a concorrência foi uma razoável classificação. Em 1º lugar ficou o GD Dias Ferreira, seguindo-se o Profigaia e o GX Porto.

Relativamente ao Distrital Individual, o emparceiramento da 2ª ronda já saiu e cabe-me defrontar o MN António Silva, de Pretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário