sábado, 19 de novembro de 2011

Taça AXP 2012 - 1ª sessão

AC Alfenense U 2-2 GD Dias Ferreira C

Francisco Assunção (1555) 1-0 Henish Balu (1689)
Hugo Soares (1574) 1-0 Roberto Mendes (1673)
António B. Pintor (1513) 0-1 Pedro Mendes (1671)
José Pintor (1447) 0-1 Etelvino Lima (1594)


E aí está, oficialmente, a época 2011-2012. Como tem sido hábito nas últimas temporadas, as competições oficiais começam mais uma vez com a Taça AXP, que já vai na sua VI edição.

Esta época a grande novidade é a presença de três equipas por parte do Alfenense, que se reforçou bastante neste defeso, com alguns jogadores do agora extinto Moto Clube, outro da AX Espinho e juntando alguns jovens que se estreiam na modalidade pela 1ª vez. 

Nesta 1ª ronda, coube à equipa U, onde sou o capitão, receber a formação do GD Dias Ferreira C, equipas que já se tinham defrontado na 3ª Divisão Nacional da época passada, obtendo um empate a 2. Tal como na época passada, voltei a defrontar de Pretas Roberto Mendes por isso já tinha alguma ideia do que podia contar deste jogador (tínhamos empatado no último jogo).





Como sabia de antemão a provável abertura do meu adversário, tentei ser um bocado criativo no início e jogar algo que o meu adversário pudesse não estar bem preparado como por exemplo 3... c5. Ao contrário do nosso último jogo, esta foi uma partida aberta com a troca dos peões das colunas d/c e tentei ganhar alguma iniciativa com 9...Db6, ficando com Bispo e Dama apontados ao roque das Brancas, impedindo que as Brancas pudessem jogar Td1, que seria a sua ideia no meu pensamento. Surgiram algumas trocas praticamente inevitáveis no centro do tabuleiro, e já com apenas o par de Bispos e Torres para cada lado, mais peões, chegava à altura de desenvolver algum plano de jogo.

Nesta altura a minha posição era ligeiramente inferior na minha opinião. O par de Bispos das Brancas estava colocado em duas boas diagonais, enquanto eu tinha o problema do peão de b7, que ao ser atacado tinha que manter o meu Bispo em c8 para o defender, ou jogar Tb8 (que seria contra-atacado com Bf4). Assim, tinha a vida complicada para conectar as minhas Torres enquanto o meu adversário conseguia fazer isso sem muita dificuldade.

As Brancas jogam 16.Bf4 para impedir Tb8 e pensei inicialmente na sequência f6-e5, mas quis arriscar e forçar o meu adversário com 16...e5, pelo que as Brancas tomam o peão, e depois de 17...Te8 as Brancas voltam com o seu Bispo para f4 e 18...Txe2 as Pretas mantêm alguma pressão na penúltima linha, atacando o peão de b2 e pressionando o peão de f2. impedindo que qualquer Torre das Brancas fosse para e1. No entanto, o meu adversário não avaliou bem a sua posição e fez mesmo 19.Tae1?? prontamente desistindo após 19..Bxf2+. 

Esta foi a 1ª partida a terminar, seguindo-se da derrota de José Pintor e António B. Pintor, e terminando com a vitória de Francisco Assunção, empatando assim a partida e obtendo a vitória em tabuleiro superior. Este resultado garante desde já a presença da equipa na 3ª ronda da Taça.

Quanto à equipa AC Alfenense J, recebeu em casa o Clube Millennium BCP e perdeu apenas pela margem mínima (1.5-2.5), tendo feito uma bela surpresa por parte de Tiago Pereira ao empatar com Mário Marques (1769) e Rúben Alves que na sua estreia oficial vence um jogador cotado com Elo Fide, Eduardo Ferreira (1719). A equipa AC Alfenense S, foi a casa da Ass. Clube de Jazz e ainda se desconhece o seu resultado.

A próxima ronda será já no próximo sábado, 27 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário