sexta-feira, 15 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 6ª jornada

Mesa 6. Hugo Soares [1574] 1-0 João Pedro Castro [1412]



Jogou-se ontem a 6ª, e penúltima, ronda da Final do Distrital Individual. Depois do desaire da última ronda, precisava desesperadamente de uma vitória hoje para tentar ainda superar a marca dos 3 pontos, resultado na época anterior.

Contra João Castro, voltei a jogar de Brancas, e efectuei o meu desenvolvimento bastante rápido, tendo a certa altura focado em atingir o peão de b7. No entanto, a minha rapidez foi apenas até ao lance 16, quando o meu adversário joga 16...Cc5! pelo qual não estava propriamente à espera e que me estragou os planos. As Pretas estavam na iminência de ganharem um peão, já que não vi a variante em que salvava o meu peão e mantinha uma estrutura razoável (ver em cima), mas como demorei aproximadamente 30 minutos para escolher uma variante, o meu adversário lá achou que não deveria tomar o peão de a4, e preferiu jogar primeiro 17...h5? que coloca as Pretas numa situação delicada, pois numa série de lances seguidos passam a jogar apenas com Dama frente a duas Torres e Bispo. A partir desta altura, a partida praticamente simplificou com umas trocas de peões e quando consegui um lugar seguro para o meu Bispo enquanto tinha total liberdade com as Torres para atacar os peões de c5 e a6. Assim, nesta altura, as Pretas desistem.

Passo a contar assim com 2.5 pontos, e na última ronda vou enfrentar o último classificado, Rafael Silva, que conta por derrotas todos os jogos deste torneio. Abrem-se assim as perspectivas para terminar o torneio com 3.5 pontos, superando a marca do ano passado.

2 comentários:

  1. Francisco Assunção15 de julho de 2011 às 01:20

    Não acho que tenhas tido um desenvolvimento rápido. O teu bispo das casas pretas fui um problema. Não cheguei a perceber o objectivo do 10.Bb5...O bispo está tão bem em d3. E havia outras peças que precisavam de entrar em acção. ok, tentaste pressionar b7, mas basta as pretas jogar em b6 e nao há mais preocupações. Com a dama em d6 durante tanto tempo, nunca percebi porque te esqueceste de "chutá-la" com Ba3. 17. Nxf7 é um lance que é normal que se falhe, mas 16. Ba3 não dá para falhar. Mesmo assim parabéns pela vitória.

    ResponderEliminar
  2. Quando falei em rápido, referia-me em termos temporais :p

    Sim, 16.Ba3 era o que tinha em mente já quando joguei a4, mas depois lá está, joguei demasiado rápido f3 que não foi grande coisa e perdi a oportunidade.

    Boa preparação para hoje, eu já tenho a minha partida preparada :D

    ResponderEliminar