segunda-feira, 5 de julho de 2010

Distrital Rápidas Equipas 2010



Neste sábado de manhã decorreu o Campeonato Distrital de Rápidas por Equipas 2010, realizado na Junta de Freguesia da Vila das Aves. Eu alinhei na equipa A do AC Alfenense que era constituída por: Francisco Assunção, Hugo Soares, António B. Pintor e José Pintor. Os nossos resultados colectivos, tal como os meus resultados pessoais foram os seguintes:

1ª jornada: Alfenense B 0-4 Alfenense A [Hugo Soares 1-0 João Pintor]


Joguei com o meu colega de clube, João Pintor, e tive uma vitória fácil. João respondeu a d4 com e5? (gâmbito de Englund) , e a partir daí João tentou jogar logo para o mate como de costume, mas acabou por levar mate antes de conseguir o seu plano. 

2ª jornada: Alfenense A 1-3 GD Dias Ferreira A [Simão Pintor 1-0 Hugo Soares]


Neste jogo tive uma grande distracção no ínicio do jogo o que me levou a perder um bispo na abertura, numa abertura em que as pretas ganhariam vantagem se não fosse isso. Ficam aqui os primeiros lances:


Mantive ainda assim alguma pressão sobre o Rei adversário mas só consegui ganhar mais um peão daí. No entanto, no final o meu adversário teve uma distracção maior que a minha o que levou a que perdesse a Dama, mas o tempo já era muito pouco para ambos. Eu tinha uma Torre e Dama contra duas Torres e Cavalo quando surgiu esta posição:


São as brancas a jogar e jogam Tbxb7? o que leva a mate em 1 com Te1#, no entanto eu estava com menos de 10s e joguei automaticamente Txg2, levando eu mate com Tb8#. Foram dois erros para cada um e a sorte não esteve do meu lado.

3ª jornada: Vila D'Este B 1.5-2.5 Alfenense A [Hugo Soares 0-1 ?]

Perdi este jogo contra um adversário inferior a mim na teoria. Entramos num final com um peão a mais para mim, mas no meio de umas trocas o meu adversário ganha um peão passado que eu já com pouco tempo não o defendi, avançando os meus também. Ele acabou por promover e tentei ainda salvar-me através do tempo  mas ao jogar demasiado rápido acabei por mover-me para xeque, acabando por perder por falta ilegal.

4ª jornada: AX Gaia 3-1 Alfenense A [Hugo Soares 0-1 Miguel Ferreira]


Este jogo foi bastante equilibrado até uma certa altura em que movo o meu Cavalo dum sítio que estava a defender uma casa em que a Dama fazia xeque e partir daí os lances foram forçados com mate em 4 para as pretas.

5ª jornada: Alfenense A 2.5-1.5 GD Dias Ferreira B [José Miranda 1-0 Hugo Soares]


Perdi esta partida ao cair numa armadilha da abertura Escocesa. Tive que oferecer o meu Cavalo para não levar mate e a partir daí nunca consegui recuperar a peça a menos. Fica aqui a armadilha em que caí:


6ª Jornada : Vila D'Este A 0-4 Alfenense A [Hugo Soares 1-0 ?]

Este jogo foi mais um "bónus" para a nossa equipa depois de defrontarmos praticamente todas as equipas do topo da tabela. Dessa forma vencemos por uns claros 4-0. Eu venci a minha partida facilmente. Fica aqui parte da partida reproduzida:


7ª Jornada: NX Santo Tirso 3-1 Alfenense A [Hugo Soares 1-0 José Cachorreiro]


Foi minha 3ª partida contra José Cachorreiro, a 3ª de Brancas, e depois de 1 empate e 1 derrota lá consegui vencer. O meu adversário como nas nossas partidas anteriores jogou o gâmbito de dama aceito, tentando depois proteger a todo custo esse extra peão, o que lhe custou a partida. Desta vez em vez de 4... c6 jogou 4...Bd7 e após uns lances perdeu um Cavalo, como na nossa partida anterior. Desta não deixei fugir a minha vantagem e fiz a partir daí um jogo praticamente perfeito, aumentando sempre a minha vantagem, chegando ao fim com Torre, Cavalo, Bispo e peões contra Torre. Fica aqui o erro do meu adversário:


Acabamos por ficar em 5º lugar, entre 11 equipas o que, e com o nível apresentado pelas equipas adversárias, nos deixa num lugar um pouco abaixo do nosso valor. Já a minha performance foi, em termos de resultados, igual à da equipa, 3 vitórias e 4 derrotas.


Sem comentários:

Enviar um comentário