terça-feira, 6 de julho de 2010

Distrital Individual Porto Final - 2ª jornada

Na noite passada joguei a 2ª jornada do Distrital Individual do Porto Final. Nesta jornada voltei a jogar de pretas e contra Henish Balu.


Voltei a usar a e5 nesta partida, ainda sem tempo para preparar algo diferente (a partir desta sessão já terei o tempo apropriado para preparar as minhas partidas devido ao final da época de exames) e tal como no jogo passado, os lances inicias foram os mesmos até ao 5º lance que foi jogado o comum 5.d4 ao que respondi tomando o peão. Esperava que o meu adversário segui-se a variante 5.d4 exd4 6. cxd4 Bb4+ mas o meu adversário preferiu a variante do avanço (6. e5 d5) e jogando o incomum 7. Bb3 (mais comum seria Bb5).

Seguiu-se algum equilíbrio nos lances seguintes até uma ameaça de mate ao lance 13. Defendi esta ameaça com 13...f5 (se respondesse com 13...g6 teria um ataque interessante com 14. Bxh6 Bxf3 15. gxf3 Th8 19.Rh1 Dh4 mas implicava perder um peão, e preferi jogar pelo seguro) e por momentos a ameaça foi eliminada, mas cometi um erro ao deixar a minha dama na coluna h, devendo antes ter activado outras peças como Cc4 ou mesmo Bxc3.

Na minha cabeça estava a ideia de conseguir chegar com a minha dama a e4 bloqueando assim o ataque da Dama das Brancas, tentando eventualmente trocar as Damas ou tentar ganhar o Bispo de c2. No entanto o movimento 17.Ce2 (para mim o melhor da partida) pára as minhas ideias, assim como também activa o Cavalo no ataque ao meu Rei.

A pressão foi aumentando sobre g6, já com ambas Torres de cada um dobradas na coluna g e acabei por sucumbir após o sacrifício 23. Cxf5! o que leva a mate se tomar o Cavalo. Estava perdido de qualquer forma e decidi tomar o Cavalo quando o meu adversário falha um mate em 2! Senti-me um pouco aliviado na esperança de salvar a partida mas a ameaça de mate manteve-se constante e desta vez ao lance 30 ele falhou um mate em 1!! O mate acabaria por chegar ao lance 32.

Fica aqui a partida para poderem visualizar e comentar.

(18) Henish Hemendra Balu [1538] 1-0 (26) Hugo Soares [1554]

Sem comentários:

Enviar um comentário