quinta-feira, 15 de julho de 2010

Distrital Individual Porto Final - 6ª jornada

Ontem, jogou-se a penúltima jornada do Distrital Individual, Fase Final. Vinha motivado pela minha anterior, e primeira, vitória e calhou-me defrontar, de brancas, Pedro Dias da AX Gaia.


Esta era a partida ideal  para garantir o meu terceiro bloco para Elo Fide, pois ainda não tinha pontuado contra jogadores detentores deste Elo. Assim, tentei jogar ao ataque desde cedo.

A abertura foi o Gâmbito de Dama Recusado. Após 7 lances ainda dentro do "livro", tentei jogar uma linha mais desconhecida com 8.Ce5 colocando o meu Cavalo numa boa casa, que em caso de troca dos Cavalos seguia-se f4 com um ínicio de um ataque ao Roque adversário. Consegui abrir a coluna f onde já tinha uma Torre e tinha ideias em levar essa Torre para h3 e depois trazer a outra Torre para a coluna aberta, mas cometi um ligeiro erro ao tomar um Cavalo em e4, o que deixou um peão adversário em e4 durante o resto da partida, que foi sempre um bocado incomodativo já que não podia jogar Tf3 e se jogasse Tf4 era respondido com Bg5 pelo que a minha Torre teria que recuar, ou se optasse por deixá-la na coluna g/h seria exposta a alguns ataques.

O jogo prosseguiu e a acção começou a centrar-se no meu peão de d4 que sofria  um ataque de c5 e de Td8. Consegui manter o centro estável, e penso que em caso de trocas a minha posição seria superior. No entanto o meu adversário decidiu manter a pressão e jogar f6, pelo qual forcei-o a jogar f5 para manter o meu peão de e5.

Aí a partida chegou ao seu ponto crítico. O meu adversário viu em f5 uma boa oportunidade de activar a sua Dama com 19.Dg6 e eu tratei de movimentar a minha Dama também para esse lado, tentando uma eventual troca de Damas, troca esta que foi oferecida pelo meu adversário com 21....Dh4? 22. DxD BxD e a posição é favorável para as Brancas.

Nesta posição encontrei a melhor posição para as Brancas que já me dava +1 de vantagem após 23. d5 exd5. Ainda assim, o objectivo das Brancas jogarem d5 deveria ser para aproveitar a posição do Rei das Pretas em g8, numa posição que poderia ser atacado pelo meu Bispo e a continuação ganhadora seria 24. cxd5 Bxd5 25. TxB TxT 26. Bc4 Td8 27.Td1 com as Brancas a ganharem uma peça. Mas a minha ideia ao jogar d5 era tomar o peão de f5 e dobrar as Torres nessa coluna com um ataque forte.

O meu adversário facilitou-me o trabalho ao tomar em c4 pelo que com 25. Bxc4+ eu deixo o Rei encurralado em h8. Após isto dobro as Torres preparando um ataque múltiplo com alvos em g7, a7 e Bh4. Aí o meu adversário, já com menos de 2 minutos e eu com aproximadamente 40 minutos, joga 27....Td7??  com mate em 2 para mim.

Consegui, assim, a minha segunda vitória consecutiva tal como o meu terceiro bloco que me garantirá presença nas listas de Elo Fide já em Setembro. Na última jornada vou defrontar, de pretas, Etelvino Lima, onde vou tentar obter a terceira vitória consecutiva para limpar um pouco os resultados iniciais.

(26) Hugo Soares [1554] 1-0 (21) Pedro Dias [1484]

Sem comentários:

Enviar um comentário