terça-feira, 6 de julho de 2010

Distrital Individual Porto Final - 1ª jornada

No dia 2 de Julho começou a fase final do Distrital Individual do Porto, realizado no Museu do Vinho do Porto. Ganhei o direito a participar neste torneio após o 2º lugar no "5º A Arte da Guerra" - preliminar A. Acompanha-me o meu colega de clube Francisco Assunção, também qualificado nesse torneio.

Na 1ª jornada, como era de esperar coube-me defrontar um cabeça de série, o jovem Nuno Ventura de Sousa, do GXP.


Nesta partida, e devido a não ter tido tempo para prepará-la, sofri logo um pouco na abertura, em que o meu adversário usou uma variante que me era desconhecida. Assim, fiquei com dois peões dobrados e um cavalo preso em a7, quando o deveria ter movido para e7 com maior espaço de liberdade.

O jogo foi-se desenrolando até eu cometer um erro, ao jogar 18...f5 que logo após jogar vi que ia ser respondido com 19.Cxe5! em que se tomasse o Cavalo perdia a Torre através do xeque descoberto. Não tomei o Cavalo e uns lances mais tarde foi o meu adversário a distrair-se e recuperei o peão perdido com 23.d4 Bf7 24. c4? Bxd5, Bispo que não pode ser tomado devido à Torre desprotegida em c1.

No entanto, e com igualdade em termos de peças, o meu adversário já levava alguma vantagem na posição que culminou com o fortíssimo 29.Ce6 bloqueando quase todos os meus movimentos. Tive que aliviar a pressão e ceder um peão, mas entramos aí num final perdido. Fica aqui a partida para a visualizarem e comentarem se quiserem.

(11) Nuno Ventura de Sousa [1750] 1-0 (26) Hugo Soares [1554]

Sem comentários:

Enviar um comentário