domingo, 27 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão - 5ª ronda

GD Dias Ferreira D 1.5-2.5 AC Alfenense

Pedro Mendes (1677) 0.5 - 0.5 Francisco Assunção (1465)
Miguel Simões (1660) 0.5 - 0.5 Hugo Soares (1537)
Nuno Andrade (1676) 0.5 - 0.5 António B. Pintor (1499)
Henish Balu (1675) 0 - 1 José Pintor (1397)



Na 5ª ronda, da Série B do Campeonato Nacional por Equipas da 3ª divisão, foi altura de visitar a, até aqui, única equipa invencível, que apresentava 3 vitórias em tantos jogos, o GD Dias Ferreira D, depois do empate caseiro frente à formação C do mesmo clube. As expectativas eram grandes, visto que a equipa estava a precisar desesperadamente de uma vitória para continuar a lutar pela permanência nos Campeonatos Nacionais. A mim, calhou-me defrontar o jovem sub-18 Miguel Simões.

Frente ao meu 1. d4, o meu adversário optou por utilizar a Defesa Índia de Rei, variante da troca de Damas. Esta é uma linha na qual me sentia algo à vontade visto ser muito utilizada em partidas online. Após a troca das Damas, esta variante deixa a coluna-d aberta, e inicialmente são as pretas a tomar conta dela, jogando 11...c6 em vez de 11...Te8, que daria espaço a 12. Cd5, obrigando as Pretas a trocarem os Cavalos. No entanto, as Pretas perdem um tempo com 13.. Td4 e 14.. TxT+, ficando as Brancas a controlarem a coluna-d. A partir desta altura, a partida ficou muito posicional, e com 17. Bxg4 tentei tirar partido dos dois peões dobrados das Pretas na coluna-g, mas nunca me foi possível ataca-los. Nesta altura, o equilíbrio dominava o tabuleiro, e a única vantagem mais significativa que as Pretas teriam era o par de Bispos. Tinha que arranjar um plano e passou pela tentativa de almejar o peão de e5, mas as Pretas conseguiram sempre ter tudo defendido. Ao lance 25 poderia ter obtido empate por repetição de posição após 25. Td7+ Te7, se continuasse com 26. Td6, pelo que o melhor que as Pretas tinham era 26... Te6, já que 26.. c5 dava lugar a 27. Cd5 com vantagem para as Brancas. Optei, no entanto, por trocar de imediato as Torres numa futura tentativa de ingressar o meu Cavalo nas linhas inimigas, mas a partida estava demasiado empatada, e bem jogada era muito díficil de ser ganha por qualquer jogador. Então, propus a troca do meu Cavalo por um Bispo, e nessa altura o empate foi acertado, numa posição claramente empatada. 

A minha partida foi a primeira a terminar. De seguida, terminou a partida do 4º tabuleiro, com vitória de José Pintor. José até começou por estar em desvantagem, até ter equilibrado a partida, e já no final com Henish Balu em apuros de tempo conseguiu ganhar um peão e trocar as Torres no que passou a ser um final fácil de ganhar, sendo que no entanto Balu perdeu por tempo. Após 4h de jogo, as partidas das mesas 1 e 3 ainda decorriam. A primeira destas a terminar foi a da mesa um, com um empate para Francisco Assunção. Francisco descobriu um lance brilhante, e ganhou a qualidade a Pedro Mendes, mas já no final e quando tinha 2 Torres e Dama vs Dama e Torre (mais peões), foi obrigado a trocar a Dama pela Torre, ou levaria mate. Após bastantes xeques das Brancas, o empate foi acertado já que as Brancas mais não tinham a fazer do que xeques, conseguindo o Rei das Pretas sempre escapar. Finalmente, e após aproximadamente 80 lances, António B. Pintor garantiu um empate, que daria a vitória final à equipa. Esta partida começou a estar empatada logo a partir do lance 40, mais lance ou menos lance. No entanto, Nuno Andrade via a sua equipa em desvantagem logo tentou "espremer" a partida ao máximo, tudo para passados uns 40 lances se aperceber da posição empatada, e ter aceito a proposta de empate, isto é, a 3ª proposta de empate após ter rejeitado as primeiras duas.

Esta vitória acaba por ser bastante satisfatória para a equipa, principalmente por ser a primeira, e nos dar mais alguma margem de manobra relativamente à manutenção. Ficam a restar duas jornadas, que irão definir o futuro da equipa para a próxima época, sendo o próximo bastante importante, com a recepção do Profigaia, e concluindo o Campeonato com a visita ao GX Porto C. Por equipas, o próximo jogo será a contar para a 4ª ronda da Taça AXP, dia 12 de Março, frente ao Moto Clube do Porto A

Classificação após 5 rondas:



Sem comentários:

Enviar um comentário