sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

6º A Arte da Guerra - 5ª ronda

Mesa 1. Hugo Soares [1537] 1-0 Fernando Azevedo [1571]



Na 5ª ronda, e como já tem acontecido desde a 3ª, voltei a sentar-me na primeira mesa. Aí, defrontei o meu adversário mais cotado até ao momento, o nº2 do ranking inicial, Fernando Azevedo (note-se que eu sou o nº3 do ranking inicial). Esta era uma partida importante na medida que defrontava um adversário directo na luta por um lugar na Final do Distrital Individual.

O meu adversário iniciou a partida usando a defesa Semi-Eslava, onde as Brancas têm uma ligeira vantagem após a abertura, mas esta vantagem aumentou logo ao 11º lance, com a oferta de um peão das Pretas. Eu fiquei, no entanto, com dois peões dobrados. Ao lance 20, a minha vantagem volta a aumentar, não materialmente, mas posicionalmente com um Cavalo muito bem colocado. Nesta altura falhei uma táctica em que um belo sacrifício de Cavalo faria com que trocasse Bispo por Torre. Neste jogo nunca deixei de ter vantagem, no entanto esta passou por momentos melhores e outros menos bons. Por volta do lance 30, o meu adversário poderia ter equalizado as contas com 31...Cxe4 32. Bxe4 Txc4 mas optou por oferecer a troca de uma das Torres. Após umas trocas, as Pretas recuperaram um peão, mantendo eu ainda assim um peão de vantagem. Um dos grandes problemas do meu adversário foi o tempo, pois ao lance 40 o tempo disponível já era perto de 15 minutos. Assim, o meu adversário optou por simplificar a partida e trocar as Damas e Torre, trocas que me fortaleceram. A partir desta altura, foi apenas aplicar um bom desempenho em finais e aproveitar os erros do adversário para vencer a partida. A partida acabou ao lance 58, após 3h de jogo.

Com esta vitória, continuo o meu bom registo neste torneio com 4 vitórias e 1 empate em 5 partidas, e aproveitei também para ganhar mais 13 pontos de Elo Fide. O meu colega Francisco Assunção também venceu a sua partida e mantém-se na frente do torneio empatado comigo (eu venço para já no critério de desempate). Atrás de nós surgem dois jogadores do NXST, que são José Cachorreiro e Jorge Dias, ambos com 4 pontos. Na 6ª e penúltima ronda, os jogos das primeiras duas mesas deverão ser J.Cachorreiro - H.Soares e F.Assunção - J. Dias, o que em caso de vitória dos jogadores do AC Alfenense poderá já garantir o apuramento de ambos para a Final.


Sem comentários:

Enviar um comentário