sábado, 19 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão - 4ª ronda

AC Alfenense  2-2  GD Dias Ferreira C

Francisco Assunção (1505)  1-0  Júlio Machado (1738)
Hugo Soares (1537)  1/2-1/2  Roberto Mendes (1686)
António B. Pintor (1499)  0-1  António Clemente (1442)
José Pintor (1397)  1/2-1/2  Leonardo Santos (1481)



Após quase um mês de paragem, regressou hoje o Campeonato Nacional por Equipas, para a 4ª ronda. Hoje, recebemos a equipa do GD Dias Ferreira C, que contava com 2 empates e 1 derrota nas últimas três rondas. A mim calhou-me defrontar o jovem sub-20 Roberto Mendes.

A partida começou com a Abertura Reti, 1. Cf3 d5 2.c4, pelo que esta era uma abertura não tão conhecida para mim. Assim, optei por utilizar uma estrutura de peões igual à de Defesa Semi-Eslava, que me daria alguma segurança defensiva, embora teria que esperar alguma oportunidade dada pelo meu adversário para atacar. Ao lance 16, já se tinham trocado dois Cavalos e dois Bispos, e começou a pressão sobre a coluna-c. Foi nessa altura que cometi a maior imprecisão da partida, quando ao lance 20 o meu adversário podia ter ganho um peão, lance que eu vi após ter jogado enquanto o meu adversário não viu de todo. A acção na coluna-c acabou após o meu adversário ter-me dado a oportunidade de jogar 22...b5, sendo que a partir daí, a "artilharia pesada" passou para o outro lado do tabuleiro, com um ataque no lado dos Reis. Tendo estado sempre numa posição muito fechada, a mim restava-me pouco mais do que movimentar as minhas peças com precisão defendendo-me de qualquer investida do meu adversário, o que eu sempre fui conseguindo fazer. Ao lance 32  já estavam as Torres novamente dobradas, mas agora na coluna-g. Os Cavalos que restavam no tabuleiro foram trocados ao lance 43, e a partir daí a perspectiva de empate tornou-se uma realidade. Jogaram-se mais uns lances mas de facto as Pretas tinham tudo defendido, e as Brancas não arranjaram forma de contornar a estrutura de peões contrária. Foi assim com naturalidade que a partida acabou num empate, pedido pelo meu adversário ao lance 48, quando já tinha rejeitado a minha proposta de empate ao lance 33.

Quanto aos meus colegas de equipa, na 1ª mesa Francisco venceu a sua partida, aproveitando o facto do seu adversário ter chegado atrasado 25 minutos, que já no final em apuros de tempo levou xeque-mate. António B. Pintor na 3ª mesa acabou por perder numa partida equilibrada, que apenas ficou em desvantagem já num fonal de Torres e peões. José Pintor, na 4ª mesa, começou por ter uma desvantagem de 2 peões, e numa posição crítica mas consegui salvar a partida e arrancar um empate. No final das contas, a partida saldou-se num empate, que é considerado um resultado positivo para a equipa. Após 4 rondas, e com 1 ronda de folga, a equipa conta agora com 2 empates e 1 derrota. Curioso o facto que nos empates, a equipa sempre venceu em tabuleiro superior, embora nesta competição um empate é sempre um empate.

A 5ª ronda é já no próximo sábado, onde visitaremos a equipa do GDDF D.

Classificação após 4 rondas:

1º GD Dias Ferreira D - 9 pontos (3 jogos)
2º Millenium BCP - 9 pontos (4 jogos)
3º GX Porto D - 7 pontos (3 jogos)
4º GD Dias Ferreira C - 7 pontos (4 jogos)
5º Profigaia Chess - 6 pontos (3 jogos)
6º AC Alfenense - 5 pontos (3 jogos)
7º GX Porto C - 5 pontos (4 jogos)

Sem comentários:

Enviar um comentário