sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

6º A Arte da Guerra - 7ª ronda (Última)

Mesa 1. Hugo Soares [1537] 1-0 Jorge Dias [1384]






À terceira ronda, quando cheguei pela primeira vez à 1ª mesa, em tom de brincadeira disse a Francisco Assunção que depois de lá chegar, já não saía mais de lá. De facto, mantive-me nessa mesa até esta última jornada, onde defrontava Jorge Dias, do clube da casa. Empatado pontualmente com Francisco, necessitava de uma vitória para garantir também a vitória neste torneio, visto que nos critérios de desempate ficaria provavelmente na frente. Assim, e embora não previsse que este seria um jogo muito complicado, estava algo nervoso no início da partida.

Logo ao primeiro lance da partida, Jorge "surpreendeu" ao desviar-se do jogo da última jornada  frente a Francisco (1. d4 Cf6), e jogou 1... d5. Ainda me senti mais à vontade depois de ver o meu adversário a usar a Defesa de Marshall , e ao lance 9, a estrutura dos peões das Brancas era igual à estrutura típica da defesa Grunfeld, mas como as peças das pretas não estavam nas posições desta defesa, a minha vantagem nesta altura era de +1.00. O jogo ia-se resolver alguns lances depois, quando ao lance 14 já estava a ganhar por um Bispo e um Cavalo, com o meu adversário a ter um peão como compensação. A partir daí a partida foi-se desenrolando naturalmente até que o mate apareceu ao lance 29. Antes, com 28. d5 já tinha mate em 9, mas o meu adversário não quis perder tempo e ofereceu-me mate na jogada seguinte, provavelmente para ir ver o Benfica. Numa análise no ChessMaster XI, tenho 0% de erros.

Com esta vitória, sagraria-me em princípio vencedor do torneio. Ainda assim, na mesa ao lado, um erro de cálculo de Francisco (numa noite desinspirada) custou-lhe a partida o que fez com que já não precisasse de fazer contas nenhumas. Era oficialmente o vencedor da 6ª edição deste torneio, depois de dois segundos lugares consecutivos (ambos com 5.5/7), após um torneio quase perfeito, apenas com um empate cedido frente a Francisco. A derrota de Francisco acabou por não influenciar a sua posição, entrando na 7ª ronda em segundo lugar e terminando nessa mesma posição, após a vitória na 5ª edição deste torneio. Surpreendente foi o 3º lugar de Hugo Moreira, com a vitória sobre Francisco nesta jornada, e ultrapassando J.Cachorreiro no desempate. A  entrega dos prémios será na próxima quinta-feira, e aqui colocarei depois as fotografias.

Ao fundo: José Cachorreiro - Rui Ferreira; Ao meio: Francisco Assunção - Hugo Moreira; Em primeiro plano: Jorge Dias - Hugo Soares (altura em que me preparava para ganhar duas peças)

1 comentário:

  1. Parabéns pela vitória merecida e também pela excelente foto que, nota-se, foi tirada com um telemóvel... ;)

    ResponderEliminar