sábado, 19 de junho de 2010

Torneio Aberto "Verão 2010"

Fui hoje a Santo Tirso, jogar o torneio aberto "Verão 2010", um torneio de rápidas, com 5 minutos para cada jogar, com 7 rondas.

Acompanharam-me, da parte do AC Alfenense António A. Pintor, António B. Pintor, José Pintor, João Pintor, Francisco Assunção e Pedro Oliveira.

Comecei este torneio no nº 7 do ranking inicial, tendo terminado em 6º com 4.5 pontos. Uma classificação  um pouco abaixo do esperado. Mas vamos aos jogos:

1ª ronda: Hugo Soares 1 - 0 José Pintor (ACA)


Na 1ª ronda defrontei logo o meu colega de clube, e o jogo foi relativamente fácil, pois o meu adversário ao lance 13 foi obrigado a mexer o Cavalo após pegar nele, o que levou a que fosse perder uma peça. No entanto  ele não viu que estava em xeque e fez um lance ilegal tendo perdido a partida. Segue-se aqui a partida que consegui memorizar:




2ª ronda: Nelson Coelho (Pontex) 0 - 1 Hugo Soares



Jogo em que o meu adversário perdeu logo uma peça nos lances iniciais dum jogo que usei a defesa siciliana. Após isso ganhei outra peça, que tive que a ceder (não vi Bc8) mas controlei sempre o jogo. Ficam aqui os primeiros lances:



3ª ronda: Jean-Jacques Costa (Pontex) 0 - 1 Hugo Soares


Este jogo foi bastante equilibrado, em que tive que jogar contra a Abertura Inglesa, pelo que optei usar a defesa simétrica. Comecei a ficar em apuros de tempo e com um xeque duplo ao Rei e Dama com o meu Cavalo (que podia ter sido tomado pela Torre) ganhei a Dama nos instantes finais do jogo, embora o meu adversário tenha perdido por tempo, quando eu também tinha 3 segundos.

4ª ronda: Hugo Soares 0 - 1 António B. Pintor (ACA)


Nesta ronda calhou-me defrontar o meu colega de clube, António B. Pintor, quando estávamos ambos com 3 pontos, em 3 pontos possíveis. Num jogo marcado pelo equilíbrio repeti a mesma posição duas vezes, foi-me oferecido empate e eu rejeitei a tentar jogar para ganhar. Passadas duas jogadas cometo um erro e o meu adversário consegue promover um peão. Desisti de seguida.

5ª ronda: Hugo Soares 0 - 1 António Manuel Mendes (MCP)


Após um intervalo de 15 minutos, o torneio recomeçou e tinha que ganhar para continuar a lutar pelo pódio após a derrota anterior. Após algum equilíbrio consegui ganhar um Cavalo por dois peões, e comecei com um grande ataque ao rei com as minhas duas Torres, Bispo e Dama. No entanto após umas trocas o jogo entrou num final confuso, com ambos os jogadores em apuros de tempo (menos de 10s). As peças começaram a voar e de repente o meu tempo tinha acabado. Olho para o tabuleiro e já nem o meu Rei lá estava! Ainda assim a vitória foi atribuída ao meu adversário.

6ª ronda: Rui Miranda (NXST) 1/2 - 1/2 Hugo Soares


Após duas derrotas, e de brancas, estava claramente desapontado com a minha performance, e isso notou-se neste jogo, perdendo muito tempo para pensar. Ainda assim, ganhei um peão aqui, outro ali, e no final já tinha 3 peões de avanço. No entanto, já sem muito tempo, a estratégia usada não foi a melhor e acabei só com um peão, e com bispos de cores opostas para cada jogador. O empate foi assim acertado.

7ª ronda: André Martins (Pontex) 0 - 1 Hugo Soares


Último jogo deste torneio e já estava definitivamente arredado do pódio. Ainda assim, não deixei escapar a hipótese de tentar ficar no melhor lugar possível. A vitória neste jogo surgiu de forma natural, quando no final tinha Bispo e Torre juntos, e pronto a promover um peão para dar mate. O meu adversário desistiu antes desse lance.

Por último há que dar os parabéns aos meus colegas de clube, Francisco Assunção que venceu o torneio, e António B. Pintor que terminou em 3º. 

Fica assim feita a cobertura da minha prestação neste torneio, com um 6º lugar, em que poderia ter obtido uma melhor posição final. Como nota de curiosidade, nas 7 partidas só houve um xeque-mate, nomeadamente na 2ª ronda.

Como comentários ao torneio em geral,  foi um torneio jogado ao livre o que com bom tempo é sempre agradável, embora mais alguns guarda-sóis faziam falta para algumas mesas que apanhavam directamente com o sol. Tem que se, no entanto, louvar o NXST por estas iniciativas, que efectuam uma boa divulgação ao xadrez. A regra de perder o jogo por falta ilegal foi bastante utilizada neste torneio, pelo que chegaram a existir algumas polémicas relativamente a este assunto, nomeadamente entre dois jogadores do ACA,  o primeiro Francisco Assunção, que perdeu um jogo por falta ilegal tendo pegado num peão do adversário para tomá-lo mas ao ver que ia perder a Torre disse "ajeito" pousando a peça e jogando outra, o seu adversário reclamou por falta ilegal e ganhou a partida, e António B. Pintor, que na última ronda o seu adversário tinha 3 segundos e António promove um peão sem trocar por uma peça visto que o seu adversário tinha as peças na mão e escondidas numa cadeira, o adversário reclamou mas neste caso a razão não lhe foi dada e António venceu.

O próximo torneio em que vou participar é já no próximo fim-de-semana, o "Distrital Individual de Semi-Rápidas".

Aproveito para anunciar que foi criada uma nova seccção neste blog, onde vou armazenar as minhas partidas (de lentas) para que os visitantes as possam visualizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário