quarta-feira, 16 de junho de 2010

Análise da partida Francisco Assunção - Hugo Soares


No "IV torneio Aberto da Fontes" o AC Alfenense esteve presente com alguns atletas, eu lá incluído claro. Na última jornada, a 6ª, lá ia eu a 0.5 ponto do 1º, empatado com alguns jogadores, após 3 vitórias e 2 empates. Nesta última jornada joguei com o meu colega de clube, Francisco Assunção, este que era o nosso quarto confronto em torneios, curiosamente a primeira vez que eu jogava de brancas. Ganhar ou pelo menos empatar era decisivo na luta por um lugar no pódio. Fica aqui a partida, e em baixo a análise:


Nesta partida optei por não jogar a Siciliana, como joguei noutros jogos neste torneio, isto por não me sentir completamente preparado para entrar numa grande batalha táctica. Ainda assim esta foi uma partida muito interessante.

Após 7... Cxe4 estava à espera de algo como 8. BxB CxB 9. Cc3 O-O mas as Brancas seguiram com 8. Bxf7+ ?!, uma jogada que sai da linha principal mas que tem como objectivo recuperar o peão e estragar o roque das pretas. No entanto após o lance 12 eu já tinha o roque (indirectamente) feito e a minha Torre em e8, pelo que estava numa posição confortável.

Tirar o meu Cavalo de e4 pode também ter sido prematuro, pois controlava a saída do Cavalo das Brancas, sendo que c5 seria um lance razoável, no qual pensei durante a partida e de repente não o joguei.

Quando pensei que comecei a ficar em desvantagem foi após o sacrifício das Brancas 17.Cxd5, no entanto esta jogada seria esmagadora se tivesse sido feita no lance anterior. Com este sacrifício ao lance 17 eu consegui arranjar forma de não ficar a perder muito e fiquei com um peão a menos, mas um Bispo e um Cavalo pela minha Torre, o que a meu ver é melhor para mim.

A minha ideia era clara, trocar as Damas e tentar ganhar vantagem com o meu Bispo e Cavalo juntos, e oportunidade surgiu após 26.Td2. Após as Damas terem sido trocadas, por volta do lance 31 senti que tinha uma posição muito boa de defender, com Bd5 a defender c6, e c6 a defender Bd5. Estas duas peças no centro do tabuleiro impediam muitas movimentações do par de Torres das Pretas.

Um primeiro erro inicial foi ao colocar o meu Cavalo em d6, uma casa indefensável, mas com a ideia do duplo em e4. Ainda assim, g5 seria uma óptima casa para o Cavalo.

A minha última oportunidade de poder ganhar o jogo foi ao lance 40 se tinha jogado Bg2! que tinha como continuação 41. Rh5 Cc8 (se Te8+ ou Ta8 eu jogo Rh7 e tenho mate muito perto, se no lance anterior eu joga-se Txh3+ são as brancas que têm mate em 6) 42. Txg7 CxT 43. TxC e ficava com Torre e Bispo contra Torre. No entanto, já com pouco tempo, esta jogada passou-me ao lado e após uns lances perdi a partida.

Ainda tive tempo para um ultimo erro quando as Pretas atacam o Cavalo e Bispo ao mesmo tempo, não vi Cc4 o que fazia com que salvasse ambas as peças. Optei por Cxp e depois Be8 foi ainda pior.

Resumindo a partida, achei que foi muito interessante de jogar e analisar, mesmo perdendo a Torre por Cavalo e Bispo senti que podia jogar para ganhar, o que tentei fazer até me ter escapado o lance vencedor e ter jogado dois lances no fim que me fizeram perder a partida.

Após 4 partidas contra Francisco estamos agora empatados 2-2 =D (empate no 5º A Arte da Guerra, empate no III Nocturnos, vitória no III Pontex e agora derrota) e vamos ver quando surge o desempate :)

Os parabéns ao Francisco que com esta vitória garantiu o 2º lugar neste torneio.

Fiquem à vontade de comentar esta análise.
PS: os lances finais não são os correctos, pois foi uma partida de semi-rápidas, no entanto depois de perder o Cavalo e o Bispo jogamos mais alguns lances mas desisti passado um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário