domingo, 27 de junho de 2010

Distrital de Semi-Rápidas Individual - Porto

Foi jogado neste sábado o Distrital de Semi-Rápidas Individual, na Escola EB 2/3 Soares dos Reis, no Monte da Virgem, Gaia.

Ao contrário dos últimos torneios de semi-rápidas em que participei, neste o objectivo final já não seria propriamente um lugar no pódio devido ao nível dos jogadores presentes, que mesmo sem os melhores do distrito tinha um nível alto.

O meu objectivo inicial seria acabar no primeiro quarto da tabela, e tentar fazer uma boa performance num dos (muito) poucos torneios que contará (digo eu) para Elo FPX de Semi-Rápidas.

1ª jornada: Vitória por FC

Nesta jornada surgiram problemas com o emparceiramento, com os jogadores do AC Alfenense a ficarem de fora deste mesmo. A reclamação foi feita, pois a inscrição tinha sido devidamente efectuada, e lá nos inscreveram. Tiveram que ser adicionados mais 4 tabuleiros (estavamos 9), mas o espaço já não dava para mais. No entanto, vários jogadores faltaram na 1ª jornada e acabaram por haver tabuleiros para todos jogos. A minha adversária é que não compareceu, e não fixei o seu nome.


2ª jornada: Hugo Soares 1 - 0 Júlio Silva


Após terem sido feitos 3 emparceiramentos diferentes (!!) para esta jornada o meu adversário era o Júlio Silva, que já tinha defrontado no "5º Arte da Guerra". Neste torneio, este jovem jogador demonstrou uma grande evolução comparativamente com o nosso jogo anterior. Ganhei um peão na abertura mas atrasei o meu desenvolvimento até ter conseguido trocar uma Torre e a Dama. Após estas trocas surgiu esta posição:


Tinha acabado de jogar Td5, propondo a troca de Torres, porque estava confiante que ganhava o jogo no final, mas o meu adversário jogou Te4? com que respondo Bd3. A sequência seguinte foi Ta4 BxB Ta6? Bd3+! ganhando a Torre. A vitória surgiu mais tarde.

3ª jornada: Tiago Alves 1 - 0 Hugo Soares


Nesta partida usei a defesa Siciliana como tem vindo a ser comum nos meus jogos. O meu peão de d6 esteve sempre um bocado frágil como é normal nesta defesa, e o meu adversário aproveitou uma distracção minha para ganhar esse peão. A partir desse momento tive o jogo praticamente perdido, após ter perdido outro peão.

4ª jornada: Hugo Soares 1 - 0 António Pedro Marinho


Após 1h30 para almoço (que eram para ser 2h não fossem os atrasos), em que fomos encher a barriga no Macdonald's, voltamos para o local dos jogos. O meu adversário chegou 12 minutos atrasado, mas eu não o tendo visto chegar atrasei-me mais 12 minutos também. Acabamos ambos por começar o jogo com 13 minutos para cada. Seguem-se abaixo os primeiros lances desta partida.


O meu adversário deu-me o bispo logo no início e a partir daí não larguei mais a vantagem. Passados alguns lances ganhei uma Torre por Bispo e entrei num final com Torre + Bispo + peões contra Bispo + Peões. Sacrifiquei a minha Torre para ganhar o Bispo e depois promovi um peão.

5ª jornada: André Costa 0 - 1 Hugo Soares



Nesta jornada defrontei o actual campeão Nacional de Sub-08, Campeão Distrital, Sub-08 e vencedor do Campeonato Nacional de Semi-Rápidas de Jovens Sub-08 (2009).

Contra a abertura Inglesa eu usei mais uma vez a defesa simétrica, e o meu adversário saiu-se muito bem. Um grande problema que tive que defrontar foi o facto de ele ter ambos os bispos em fianchetto. As Brancas pareciam tar a preparar um ataque em grande ao Rei, com a ideia do Bispo e da Dama atacarem a casa g7, no entanto uma distracção permitiu que eu ganha-se a Dama. Seguem-se aqui os lances da partida. O mate surgiu poucas jogadas depois do final do diagrama, após o meu adversário colocar as duas Torres na 7ª fila, e eu, com o meu bispo em b7, jogar Db1+.



6ª jornada: Hugo Soares 0 - 1 André Ventura de Sousa



Frente ao Campeão Nacional Sub-10 fiz o meu pior jogo neste torneio. Ofereci um peão na abertura e passados uns lances tinha o meu roque desfeito, com o Rei a descoberto. Sacrifiquei a Dama e uma Torre numa tentativa de distracção do meu adversário mas o mate era inevitável.

7ª jornada: Hugo Vilela 0 - 1 Hugo Soares

Nesta partida usei a defesa Eslava, para me defender de 1. d4 d5 2. c4. O meu adversário optou por fechar o jogo ao jogar c5, pelo que comecei a atacar pelo centro com e5. Comecei a ganhar algum ataque nessa altura, com a coluna f aberta, mas não consegui colocar lá a minha Torre, e passados uns lances em vez de estar a atacar vejo-me a defender e já com uma posição um bocado crítica. O momento chave é o seguinte:


As pretas estão em xeque, e com uma posição perdida, pois o Cavalo de b8 está na iminência de ser perdido. Para piorar eu jogo Rf8, que deveria ser seguido por Dh8#. No entanto o meu adversário não viu este lance, nem sequer o segundo melhor lance que seria Dxb8+. Ele optou Ce6+ pelo que voltei a jogar Rf7. Após estes lances seguiram-se umas trocas Dxe3 Dxe6 Dxe6+ Rxe6, e embora tenha um peão a menos no final fico com uma boa posição devido à mobilidade do meu cavalo. Já em apuros de tempo o meu adversário consegue promover um peão, mas não da forma correcta pois joga c8, carrega no relógio e fica a olhar para o tabuleiro, com o tempo a contar para mim e sem promover para nenhuma peça (situação semelhante a uma partida no Torneio Verão 2010). Eu paro o relógio, chamo o árbitro e explico a situação, ele diz ao meu oponente que só depois de promover para uma peça é que tem que carregar no relógio. Volta a contar o relógio para o meu oponente , mas este já só tinha 4 segundos. Promove para Dama, faz-me xeque mas com o pouco tempo restante joga para uma casa onde o meu Cavalo come a Dama. Entretanto o seu tempo acaba. Foi uma partida que tive bastante sorte, e a ajuda preciosa do tempo. Por vezes também é preciso :)

8ª Jornada: Hugo Soares 1 - 0 Nuno Ventura de Sousa


Para terminar o Campeonato defrontava o irmão Nuno Ventura de Sousa, irmão mais velho de André Ventura de Sousa, na mesa 6. Este jogador usou a defesa anteriormente usado pelo seu irmão comigo, 1. d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Bb4, a defesa "Nimzo-Indian", mas desta vez respondi com Bg5 em vez de e3. Ao lance 19 ganho um peão com uma distracção do meu adversário, mas Cxf7 seria melhor do que Bxf7+, pois ganhava outro peão de seguida. O jogo continuou e eu fui forçando trocas e solidificando a minha estrutura de peões. Comecei a avançar os meus peões e após mais um erro do meu adversário consegui um xeque duplo ao Rei e Torre, com o meu Cavalo, pelo que o meu adversário desistiu de seguida. Segue-se a partida:


No final das 8 jornadas consegui 6 pontos, o que a este nível foi um bom resultado. Em termos de classificação fiquei-me pelo 8º lugar, o 2º dos séniores (atrás de Daniel Quintã e à frente de Fernando Nora) bem acima do objectivo incial (20 primeiros). Quanto à classificação geral, penso que o vencedor foi José Margarido com 8 pontos em 8 jornadas, mas a confirmação surgirá após a divulgação da classificação.

Quanto aos aspectos mais exteriores do torneio, o local era apropriado para o número de tabuleiros usados e quase tudo correu dentro da normalidade, tirando as duas primeiras jornadas onde surgiram vários problemas no emparceiramento. A colocação dos atletas do AC Alfenense no fim da lista parece-me também ter sido algo prejudicador pois jogadores com elo de 1500/1600 estavam a jogar em posições como se tivessem 1200. Quanto à arbitragem, penso que não surgiram grandes problemas, e o árbitro, Martinho Cardoso impôs sempre o silêncio na sala de jogo.

Amanhã é o Distrital de Semi-Rápidas por equipas, onde não vou poder comparecer devido à época de exames. Sendo assim, o meu próximo torneio é na próxima 6ª, em que se inicia a Final do Distrital Individual, e no sábado seguinte vou jogar, da parte da manhã, o Distrital de Rápidas por Equipas.

3 comentários:

  1. Lembras-te do jogo contra mim?

    ResponderEliminar
  2. Na altura lembrava-me de alguns lances, mas nesta altura certamente que não :p

    ResponderEliminar
  3. O blog está muito fixe, parabéns!

    ResponderEliminar