domingo, 23 de janeiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão - 3ª ronda

Clube Millennium BCP 2-2 AC Alfenense

Mário Marques (1766) ½-½ Francisco Assunção (1505)
Jorge Pinheiro (1569) ½-½ Hugo Soares (1537)
António Araújo (1682) 0-1 António B. Pintor (1499)
Bernardino Pereira (1344) 1-0 José Pintor (1397)


Jogou-se hoje à tarde mais uma ronda da 3ª Divisão do Campeonato Nacional por Equipas. Depois do desaire caseiro frente ao GX Porto IV (0.5-3.5) a equipa queria hoje redimir-se na visita ao Clube Millennium BCP, jogo este realizado nas instalações do GX Porto. Este era um jogo importante na luta pela permanência já que embora na teoria o adversário fosse mais forte, este era um jogo ao nosso alcance. Fica, para já, a minha partida:


O jogo iniciou-se de forma calma, com as pretas a utilizarem a Defesa Eslava, transposta depois para a Defesa Semi-Eslava variante Bogoljubow. Senti-me confortável nos primeiros lances até à ameaça de Cc4 pelo meu adversário que ia deixar um Cavalo bem posicionado (na última ronda frente a André Sousa passei um bom bocado depois do meu adversário ter deixado um Cavalo muito bem colocado) então tratei de deixar o meu Cavalo também numa boa casa, e ao lance 18 o tabuleiro estava razoavelmente simétrico.

Quando o meu adversário troca o seu Bispo pelo meu Cavalo, senti que poderia ganhar com isso alguma vantagem,  visto ganhar um peão passado que nessa altura estava bem suportado e ter as minhas Torres prontas a atacar a coluna-b. Foi isso que aconteceu e ao lance 27 o meu adversário acabou por oferecer-me um peão com 27...Bc6? A minha vantagem materializou-se ainda mais após as Torres terem sido trocadas e ter ganho mais um peão, o de b3. Com dois peões de vantagem e dois peões meus passados  não adivinhava as dificuldades que se seguiram. 41. gxf3 exf3 42. Dd1 decidia a partida obtendo o meu terceiro peão de vantagem, mas optei por 41.g3. No entanto, a ameaça de um sacrifício de Cavalo em g3 foi demasiado grande e comecei a defender quando os lances pedidos seriam avançar o meu peão passado de c5. O lance 50.c7 seria decisivo, mas mais uma vez preocupado com o sacrifício do cavalo joguei 50.Bd6. Outro lance menos conseguido foi 53. Be7? quando o melhor seria 53. Be5 tapando a diagonal da Dama ao Rei (ou mais uma vez avançar o peão passado de c6).

Ao lance 55 tive a oportunidade de mais uma vez trocar o meu Bispo pelo Cavalo e terminar com os padrões de mate mas novamente não joguei o lance pedido, e vi-me numa situação em que as Pretas tinham mate em 13! Pior do que isso foi só no lance seguinte quando me pus a jeito e as Pretas já tinha um mate em 3 (!!) que não conseguiram vislumbrar. Num final de apenas Damas e três peões para cada lado podia ter garantido o empate por perpétuo com 62. Dg4+ mas fui à tentativa de mais, mas o que quase arranjei foi maneira de perder se as Pretas jogavam 71...e2! Este lance não foi jogado e a partida acabou empatada por acordo.

Ora, após ter ganho uma vantagem de mais de 10.00 e de me ter posto numa situação de mate em 3 para o meu adversário, o empate acaba por não ser o pior dos resultados, sendo que ainda assim eu fui o primeiro a falhar e todas as oportunidades do meu adversário vieram da minha incapacidade de concretizar a minha grande vantagem.

Nas outras partidas, José Pintor desperdiçou uma boa oportunidade de vencer ao enfrentar a Defesa Alekhine, que este não enfrentou da melhor forma. Uma distracção fez com que perdesse uma Torre e eventualmente a partida. António B. Pintor foi o único do AC Alfenense a ganhar, após ter tocado o telemóvel ao seu adversário. Por fim, num jogo de 3h30, Francisco Assunção empatou numa partida em que ambos jogadores sacrificaram a qualidade em alturas diferentes e em que o seu opositor não conseguiu concretizar um final onde tinha um peão a mais, deixando-se empatar. O empate final de 2-2 acaba por ser um resultado bastante aceitável.

A 4ª ronda já só será jogada em Fevereiro, a 19, em que a equipa vai receber o GD Dias Ferreira III. Antes disso, a 12 de Fevereiro, joga-se a 3ª ronda da Taça AXP em que a equipa volta a deslocar-se à sala do GX Porto para defrontar a sua equipa A. Entretanto, a não esquecer a escaldante partida da próxima quinta-feira entre Francisco Assunção e eu, na 4ª ronda do 6º A Arte da Guerra. 

2 comentários: