sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

6º A Arte da Guerra - 3ª Ronda

Mesa 1. Hugo Soares [1537] 1 -0 André Martins [1331]



Nova jornada da Preliminar A do Distrital Individual do Porto e nova vitória para mim, a terceira consecutiva. Mas mais uma vez, não tive a vida facilitada, num jogo que durou 2h30 e teve 73 lances.

A partida começou tal como eu tinha previsto, ou seja, com 1. d4 d5 2. c4 Cf6 3. PxP mas aqui o meu adversário optou por tomar o peão de Dama para depois voltar à casa de partida com 4. Cc3. O jogo entrou rapidamente numa sequência de trocas em que a minha ligeira vantagem desvaneceu-se, até conseguir trocar as Torres e ficar com um bom centro de peões, ainda assim, a meu ver, o meu adversário tinha uma estrutura de peões melhor que a minha. O jogo entrou num final em que eu só pensava na vitória, observando na mesa ao lado o grande jogo da jornada entre Carlos Ribeiro e Francisco Assunção. Francisco tomava a dianteira do jogo, e eu tinha que "espremer" ao máximo a partida para tentar obter a vitória.

O que eu não vi foi que após 47...a5? as brancas têm um final ganho pois as pretas só podem movimentar o Rei, ou arriscarem-se a oferecer peões. Assim, a troca de peões no centro seria benéfica para mim pois ganharia o peão de f5 (os as pretas ofereciam o peão de b6). Como não vi esta sequência de movimentos tentei literalmente dar a volta ao tabuleiro.  Do lance 49 ao 56 o meu Rei teve o seguinte percurso: d4-e3-f3-g3-h4-h5-g5-f6! tudo isto para quando chegasse a f6 tivesse o Rei adversário em d6. O meu plano concretizou-se e consegui promover para Dama, ao passo que o meu adversário também conseguiu e com a vantagem do xeque. Eu consegui "esconder-me e a única forma das pretas tentarem agarrar o jogo era com 61...Qxc4 mas optaram por 61...Qf5 e passados uns lances consegui a vitória.

Foi então, a terceira vitória consecutiva, que me deixa na liderança do torneio agora apenas com a companhia do meu colega Francisco Assunção. Ambos com 3 pontos, levemos uma vantagem já de 1 ponto para o grupo de perseguidores com 2 pontos composto por José Cachorreiro, Carlos Alberto, André Martins, Jorge Dias, Luís Dias, Hugo Moreira, Fernando Azevedo, André Costa e Rui Miranda. Assim, na próxima jornada será certo o nosso encontro, que se irá repetir tal como na última edição deste torneio, mas desta vez com as cores invertidas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário