sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

6º A Arte da Guerra - 1ª ronda

Mesa 3. Hugo Soares [1537] 1-0 José António Pacheco [1325]



Jogou-se hoje, em Santo Tirso, a preliminar A do Distrital Individual do Porto - 6º A Arte da Guerra.
Neste torneio, comecei como no ano passado ao defrontar de brancas José António Pacheco, que mais uma vez deu bastante luta, conseguindo eu obter a vitória após um erro de José.

Nesta partida optei por voltar aos velhos tempos e jogar 1.e4, sem grande estudo prévio, numa tentativa de obter uma vitória rápida. O meu adversário fez alguns lances estranhos na abertura, e ao lance 11 a minha vantagem já era de +0.60 segundo o Rybka.


O jogo prosseguiu com algumas trocas após que se chegou a um dos lances chave da partida:


As pretas acabam de jogar d5 na tentativa de salvarem um peão e eu jogo Bxe5? em vez de e4xd5! que ganhava um peão limpo. No entanto, a variação que estava na minha cabeça era: 1. Bxe5 d5xC 2. BxC BxB 3. TxB c3 4. Cb2 Tc8 5. Cc1, e nem prestei atenção a 4... Txa3! que só vi depois da sequência se ter iniciado. Ainda assim, o meu adversário  nem jogou o que eu inicialmente tinha pensado, nem o que me ocorreu depois, jogando 3...b5 4. Tf3. Tinha ganho um peão de vantagem mas na minha cabeça o jogo estava demasiado empatado, pois não estava a arranjar forma de desenvolver o meu jogo. Após alguns lances de Cavalos e Torres para os dois lados, atingiu-se a última posição chave da partida:


São as pretas a jogar, e muito rápido jogam o estranho 1. ...Cxb4?? 2. a3xb4 TxT 3. CxT e a partir daqui o jogo terminou. Na realidade, o lance das pretas era o  pedido mas no lance anterior, em vez de terem jogado g5, porque depois disso já tinha jogado Cc3 ao prever o que poderia ter acontecido.

Acaba por ser uma vitória difícil, num aviso para manter a minha atenção nas próximas partidas se quero atingir o pódio mais uma vez. Mais tarde irei postar a partida completa, mas esqueci-me da folha com a partida apontada e não quero introduzir lances não jogados, visto que no final os movimentos de Cavalos foram um bocado confusos.

Sem comentários:

Enviar um comentário