segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão - 2ª ronda

AC Alfenense 0.5 - 3.5 GX Porto IV


Francisco Assunção (1505) 0-1 Nuno V. Sousa (1742)
Hugo Soares (1537) 0-1 André Ventura Sousa (1607)
António B. Pintor (1499) 0-1 Álvaro Brandão (1730)
José Pintor (1397) 0.5-0.5 Rui Wang (1565)


Fica aqui a minha partida de hoje, já com as melhores alternativas posteriormente analisadas:


Nesta partida optei por voltar a utilizar a defesa siciliana, abertura que tenho vindo a utilizar mesmo sem a possibilidade de grande estudo, e os primeiros lances jogados foram todos teóricos. Ainda assim, o lance 12 foi um dos lances marcantes da partida após 12.Cd5! uma peça excelentemente colocada no centro do tabuleiro bloqueando-me 8 casas! Após 18... c4! começo a ganhar uma ligeira vantagem pois as brancas começam a abrir um bocado o roque grande quando eu já tinha a minha Dama e Torre alinhadas e apontadas ao Rei. Onde poderia ter mantido a minha ligeira vantagem era com 23... a4 em que poderia ganhar um peão passado se as brancas jogarem 24.b4 ou ficar com uma melhor posição se 24. PxP. As Damas foram trocadas e comecei a ficar com poucas casas para jogar até ser empurrado ao máximo para a última linha. No entanto, e depois de mais de 2h30 de jogo tive uma quebra grave na concentração e joguei 41...Tc6?? oferecendo o Bispo, quando anteriormente a esse lance as brancas já levavam +0.90 de vantagem, vantagem  esta que com algum cuidado poderia ser controlada. Depois desse lance desisti da partida.

O resultado global de 0.5-3.5 acaba por não ser muito estranho devido à diferença entre as equipas, e na próxima ronda a equipa vai já ter um dos jogos mais importantes neste campeonato, ao visitar a equipa do Clube Millenium BCP, um dos adversários directos na manutenção.

3 comentários:

  1. pah, disseste que os lances da abertura foram todos teóricos mas penso que saiste do livro logo a seguir a 9. Nc5?! Normalmente o plano das pretas nesta abertura é 8. Be6 9. Nbd7 10. Nb6 11. Nc4, com pelo meio alguns lances do tipo O-O, b5, Rc8 ou Qc7. O lance Nd5 foi muito bom é verdade, mas se tivesses trocado as peças correctas, podia ter sido evitado ;)

    Abraço e treina muito até quinta :P

    ResponderEliminar
  2. Eu disse que os primeiros lances foram teóricos e foi verdade até ao lance que falaste :D Aliás, penso que ele saiu primeiro do livro com Bg4 mas a minha resposta não foi claramente a melhor.

    Até quinta vou é estudar muito para o meu exame nesse dia ;D ag tu é que vais precisar de estudar muito :p

    ResponderEliminar
  3. eu também acho que a jogada 6.e5 não foi das melhores.
    sei que essa abertura existe mas na verdade não gosto muito dessa variante


    9. Bg4, esta também não foi das melhores.
    esta jogada por mim, não fazia "nada" de útil...
    mas joguei-a.
    agora porquê eu também não sei...

    realmente o meu cavalo em d5 era fortíssimo e valia mais do que supostamente vale.
    depois daquela largada do bispo realmente o jogo estava difícil.

    Obrigado pela análise.

    bom jogo.

    ResponderEliminar