sábado, 26 de novembro de 2011

Taça AXP 2012 - 2ª sessão


AC Alfenense U 2-2 AX Gaia A

Francisco Assunção (1555) 1-0 André Mateus (1725)
Hugo Soares (1574) 1-0 Pedro Dias (1411)
António B. Pintor (1513) 0-1 António Alves (1500)
José Pintor (1447) 0-1 Vítor Monteiro (1399)




E à 2ª sessão da Taça AXP 2012 continua ser a equipa U do AC Alfenense a causar impacto, ao levar de vencida a equipa nº 4 do ranking (!), a AX Gaia A, equipa vencedora da Taça AXP 2009.

Quanto à minha partida, a jogar em casa voltei a ter pela minha frente as peças Pretas desta vez contra Pedro Dias, jogador que já tinha defrontado (e vencido de Brancas) na Final Distrital Individual de 2010. Foi o 1º jogo oficial desta época que pude voltar a experimentar a Caro-Kann, até que ao 5º lance joga algo que provavelmente nunca defrontei, 5. Cc3, que nesta abertura não costuma ser jogado pois não permite o avanço do peão da coluna c. Talvez por esta pequena 'falha' na abertura do meu adversário decidi tentar ganhar o peão de d4, errado! Até que ganhei o peão mas não pesei devidamente as consequências, e mesmo com um peão de vantagem a minha desvantagem era de -1.00 o que era como se fosse eu a ter um peão a menos.

O meu desenvolvimento das peças foi quase nulo (apenas Dama e Bispo) e isto custou-me caro pois após pouco mais de 10 lances jogados estava numa péssima posição. Uma sequência de lances menos conseguidos da minha parte faz com que as Brancas restabeleçam o equilíbrio material, mas com uma grande vantagem posicional, tão grande que encontrava-se várias maneiras de concretizarem essa vantagem mesmo com mate. Ao lance 14 estive para desistir da partida pois não via solução para as Pretas, e a verdade é que se as Brancas jogassem no mínimo razoavelmente bem não havia mesmo volta a dar a este jogo. Apenas me manti no jogo à espera dum erro pela parte das Brancas. Pois, a verdade é que as Brancas não fizeram este "razoavelmente bem" e decidiram trocar as Damas, talvez por eu nesse momento já ter apenas 10 minutos no relógio. 

O resultado é que a minha desvantagem passou de -14.00 para aprox. -2.00 o que me dava um novo alento, mesmo com pouco tempo no relógio. Senti o meu adversário a ir-se abaixo psicologicamente e parti para "cima" dele, jogando quase como se fosse uma partida de semi-rápidas. Ao lance 24 o meu adversário acabou mesmo por fracassar, ao dar-me Torre por Cavalo, e a partir daí a vantagem estava toda no meu lado. A partir daí não facilitei e joguei da forma mais simples que encontrei para levar a partida de vencida. Ao lance 30 as poucas chances do meu adversário acabam-se, quando garanto que ganho-lhe o Cavalo.

O resultado final foi, então, uma vitória para mim enquanto na mesa ao meu lado, Francisco logo de seguida vence também a sua partida quando André Mateus eu apuros de tempo simplesmente deu a sua Dama. Nas outras duas mesas registaram-se derrotas para os irmãos António B. e José Pintor. Assim, a equipa volta a vencer por vitória em tabuleiro superior após empate a 2, tal como na 1ª sessão.

As restantes equipas do AC Alfenense tiveram sortes opostas, já que a equipa J sofreu a 2ª derrota sendo assim eliminada da competição, enquanto a equipa S redime-se do desapontante resultado da ronda anterior e vence por 3.5-0.5 avançando assim para a 3ª sessão. Relativamente à equipa U, esta já tem presença garantida pelo menos até à 4ª sessão. A 3ª sessão agora só será jogada a 11 de Fevereiro.

Outros resultados:

AP Vila D'Este A * 0.5-3.5 AC Alfenense S
GD Dias Ferreira E 4-0 AC Alfenense J *

* Equipas eliminadas

3 comentários:

  1. Com que então, foste para cima dele :P...tens que ter cuidado com comer aquele peão de d4 em Caro-Kann de 3. Nc3. É muito comum as brancas conseguirem compensação, já que o teu bispo é melhor que o cavalo dele. Na Caro-Kann fazer o roque é quase urgente e tens que te despachar. Senão acontecem estas xatices. Parabéns por não teres desistido ;)

    ResponderEliminar
  2. Não te sintas mal por teres jogado tão mal. Eu hoje vi a Tânia Saraiva do GXP "A" a dar uma peça em 1 e acabar por ganhar a partida!

    ResponderEliminar
  3. @Francisco: É com os erros que se aprende e na próxima vez certamente não os voltarei a cometer. Tenho que admitir, como referi em cima que subestimei o adversário

    @Nuno: Mesmo ganhando este jogo, há que me sentir mal pela péssima exibição até um certo ponto.. Mas no final acabou por ser uma vitória importante para a equipa, logo sempre acabei com mais motivos para sorrir do que o meu adversário

    Obrigado pelos comentários pessoal ;)

    ResponderEliminar