sexta-feira, 27 de abril de 2012

Distrital Individual 2012 Preliminar F - 1ª ronda



Comecei hoje mais uma aventura nas preliminares do Distrital Individual do Porto 2012. Este ano, e impossibilitado de participar na habitual preliminar de Santo Tirso (fui o vencedor da edição passada) fui convidado a participar numa preliminar do GD Dias Ferreira, podendo-se dizer que sou o jogador mais "importante" dos presentes, já que sou o único jogador "estrangeiro" (fora do GD Dias Ferreira) que permitiu o torneio começar. O torneio consiste em 5 rondas, com 2 jogadores a serem apurados para a Final. As partidas serão jogadas às quintas feira. 

Na 1ª ronda calhou-me defrontar o jovem João Carvalho, de apenas 5 anos. Uma curiosidade relativamente ao meu adversário que, não sabendo ainda anotar as jogadas, fazia uns rabiscos no lugar do lance para se lembrar que a jogada tinha sido feita. Curioso no mínimo.

Quanto ao jogo, vai ficar marcado por um lapso épico da minha parte, descoberto apenas em casa quando passava para PGN a partida. Ora, tudo aconteceu no lance 13, quando após eu ter ido ao WC, o meu adversário decide fazer roque grande (o-o-o), o que até não pareceria nada de anormal (embora o lance em si seria o menos recomendável, o-o e a partida estava mais equilibrada). No entanto, após regressar ao tabuleiro olho para a estranha posição mas, em grande parte devido a alguma relaxação, não pensei muito no caso e apenas anotei o lance e pensei em atacar o Rei das Brancas desprotegido. O que aconteceu na realidade é que o meu adversário comete um lance ilegal, avançando o seu Rei 3 casas para o lado, em vez das 2 casas para fazer o roque! De facto foi um lapso triste, principalmente da minha parte que teria mais obrigação do que o meu adversário em notar tal erro. A partida continuou, e naturalmente consegui a vitória.

A minha próxima partida, na 2ª ronda, deverá ser antecipada já para este fim de semana, pois nos dias 1-2-3 de Maio estarei na Covilhã para disputar os Campeonatos Nacionais Universitários de Xadrez. Continuarei a transmitir notícias de lá, se possível.



3 comentários:

  1. Então tu só jogas com 1 tabuleiro? Assim arriscas-te a jogar handicap.
    Além do tabuleiro de jogo, tens de ter pelo menos mais um na cabeça.
    Mas o miúdo está de parabéns, joga à pouco tempo e soube meter já algumas peças.
    No entanto, eu que não percebo nada de xadrez, acho que o lance Cxd2 não deve grande coisa, porque podes tás a jogar com um tempo a mais, e se ele come de bispo dobras os peões, mas não deves ter problemas depois de Cd7.

    Abraço,

    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Francisco Assunção27 de abril de 2012 às 02:36

    What?? Acho que o jogo nem devia prosseguir assim. Nem sei como não reparaste, a posição após roque é imensamente estranha! Boa sorte para os restantes jogos! Vemo-nos na final ;)

    ResponderEliminar
  3. Vá, como disse em cima foi mesmo fruto da descompressão (não aconselhável) e de me ter ausentado na altura da jogada, achei estranho é verdade mas quando vi aquele Rei a descoberto já só estava a pensar em ataca-lo =D

    A próxima partida não será certamente nada como esta, e espero que tenha um desfecho bastante diferente da última partida (contra Paulo Teles) como se devem recordar hehe

    Abraços

    ResponderEliminar