quinta-feira, 10 de março de 2011

Chess Boxing !?

Não são muitos os desportos híbridos existentes, ou seja, desportos que juntam duas ou mais modalidades diferentes, mas na verdade o xadrez está presente num desporto deste género, e que se está a popularizar cada vez mais. Estou-me a referir, claro, ao "Chess Boxing".




Basicamente, esta modalidade junta as "skills" mentais necessárias para um jogador de xadrez à predisposição física necessária para um boxer. Poderia-se até tratar esta modalidade por "modalidade perfeita", onde tanto se pratica a mente como o corpo.

As regras são simples: Um match é constituido até 11 rondas alternadas de boxe e xadrez, sendo que se inicia com uma ronda de 4 minutos de xadrez, seguida de uma ronda de 3 minutos de boxe, até uma das partes terminar em vitória para um dos lados. Entre cada ronda, há 1 minuto de descanso para os atletas. A vertente de xadrez rápido é usada, onde cada jogador tem 12 minutos para terminar a sua partida.

Os participantes podem vencer por KO, por xeque-mate, por decisão do júri ou se os 12 minutos no xadrez forem excedidos. Durante as rondas de xadrez, os atletas colocam uns headphones, para que não ouçam o público nem os comentadores da partida. Se a partida de xadrez chegar a um empate, os pontos das rondas de boxe decidem o vencedor. No caso de nas rondas de boxe também existir um empate, vence o jogador com as peças negras. 


Este desporto é gerido pela "WCBO - World Chess Boxing Oraganisation" e tem como lema "Fighting is done in the ring and wars are waged on the board", que traduzido diz que "As lutas são feitas no ringue e as guerras são travadas no tabuleiro". O primeiro campeonato mundial decorreu em 2003, em Amesterdão e opôs Iepe "the Joker" (1575) frente a Luis "the Lawyer" (1550), sendo que o primeiro foi coroado campeão mundial. Entretanto, em 2009, realizou-se até agora o último campeonato mundial, onde a qualidade xadrezística já era mais elevada, onde Leo Kraft (1997) venceu Nikolay Sazhin (2005). Uma nota para o campeão europeu da modalidade, Tihomir Dovramadjiev, que é um FM Búlgaro com 2356 de Elo!

Este é certamente um desporto para aqueles que depois de uns maus lances precisariam de um saco de boxe para descarregar alguma energia.

Fica aqui um vídeo do Campeonato do Mundo de 2008, realizado em Berlim, acompanhado de comentários elucidativos, onde Nikolai Sazhin (2005) de 19 anos venceu Frank Stoldt após este ter perdido a sua Dama na 5ª ronda (xadrez).

Sem comentários:

Enviar um comentário