terça-feira, 23 de novembro de 2010

Taça AXP 1ª ronda

No passado sábado a equipa A do AC Alfenense deslocou-se a Espinho, ao Fórum Arte e Cultura de Espinho (FACE), para aí defrontar a equipa da casa na 1ª ronda da edição de 2010 da Taça AXP. Adivinhava-se um jogo compicado devido à diferença do ranking das duas equipas, mas a verdade é que a primeira surpresa desta edição aconteceu em Espinho.

A equipa de Espinho não utilizou a sua formação mais forte e pagou caro com uma surpreendente derrota por 1.5-2.5 que poderia ter tomado outros contornos.

AX Espinho (6) 1,5 - 2,5 AC Alfenense A (18)

Sérgio Ribeiro (1781) 0-1 Francisco Assunção (1465)
Nélson Monteiro (1500) 1-0 Hugo Soares (1537)
Rui Cardoso (1557) 0-1 António B. Pintor (1505)
Pedro Pereira (1529) 1/2-1/2 José Pintor (1353)

Relativamente ao meu jogo, começo por vos mostrar a partida:


Numa partida em que na realidade nunca senti muitas dificuldades, acabei por perder no momento em que provavelmente tinha a minha maior vantagem no jogo.

Depois de uns primeiros lances do "livro" decidi começar a fazer umas trocas no centro em vista de abrir a coluna-c para começar aí o meu ataque. Consegui colocar uma Torre na coluna livre e o jogo continuou a decorrer sem grandes sustos para o meu lado, até ao lance 18 que começei a ver o par de Bispos Pretos apontados ao meu roque, tal como a possibilidade da Dama Preta ajudar no ataque. No entanto o meu adversário precipitou-se com 18. ..Qh4 que não leva a nada e foi obrigado a voltar para trás, pelo que depois consegui trocar os Bispos das casas claras e começei a realmente ganhar vantagem, pois o Bispo das Brancas ficou sem casas para se movimentar.

Dobrei as Torres e Dama na mesma coluna (o famoso canhão de Alekhine) e pensava que poderia pelo menos ganhar um peão, mas o meu adversário defendeu-se bem. Já com as Damas fora do tabuleiro, e com as minhas Torres dentro do "território inimigo" acusei o aumento de confiança e cometi um erro infantil com 40.Ke5?? que acaba com a minha vantagem após 40... g5! encurralando o meu Rei e com mate na jogada seguinte. Tive que sacrificar a Torre para não levar mate de seguida, mas o jogo estava terminado.

Retiro desta partida o meu razoável jogo inicial, e a necessidade de inspirar fundo quando a pressão começa a aumentar.

Com esta vitória colectiva, o AC Alfenense garante desde já mais do que fez no ano passado,  onde foi eliminado com 2 derrotas em 2 partidas, e jogará na 2ª ronda em casa frente ao "AP Vila D'Este B" onde é claramente favorito e terá assim a hipótese de chegar pela 1ª vez à 4ª ronda.

Relativamente à equipa B, esta perdeu por 0-4 frente a "AX Gaia A", e vai agora receber em casa a equipa "AX Espinho", que vai tentar "vingar-se" da última derrota.

Sem comentários:

Enviar um comentário